Você já ouviu falar em “remarketing”? Como é fácil perceber, a palavra traz o prefixo “re”, de repetir, refazer. Remarketing, portanto, é repetir o marketing, ou seja, refazer a estratégia para a mesma pessoa. Ao termo se juntaram outras palavras e temos, hoje, o “remarketing Google”, “remarketing Facebook”, “remarketing Instagram” e muitos outros podem surgir.
Saiba que essa é uma poderosa ferramenta de marketing digital para a conversão em vendas, se usada corretamente. Portanto, neste artigo, vamos abordar o conceito de remarketing e como ele pode e deve ser aplicado nas estratégias digitais da sua empresa.
O que é remarketing?
Como já esclarecemos no início deste texto, o remarketing consiste em refazer uma estratégia voltada para uma determinada pessoa. É uma nova tentativa de atingir um consumidor, mudando a abordagem ou a forma de apresentação de um anúncio, por exemplo, para concluir a venda.
Como fazer remarketing?
Há diversas formas de se fazer remarketing. Uma delas é por e-mail, reativando o contato pessoal com o cliente.
Você pode enviar um e-mail para o seu cliente lembrando-o de que ele deixou uma compra pendende em seu carrinho na sua plataforma de e-commerce. Ele pode ter tido algum problema para concluir a compra ou uma dúvida sobre o produto. Outra opção é enviar uma newsletter informando sobre promoções e cupons de desconto no site.
Por que utilizar?
Pense bem: em meio a tantas oportunidades de negócios na internet, tanta oferta de produtos e serviços, o trabalho mais difícil você já fez, que é o de levar o cliente até o seu site. Portanto, o seu trabalho agora é manter a atenção dele e mostrar que pode solucionar o problema para o qual ele busca a solução.
Os motivos para uma compra não ter se concretizado podem ser os mais diversos, mas você pode descobrir isso no contato com o consumidor ou analisando dados sobre ele. Será que o valor está acima da sua capacidade? Ou talvez esse cliente tenha se distraído na hora da pesquisa e esqueceu de concluir o processo.
Enfim, em qualquer situação, você gastará menos tempo e energia em resgatar o interesse desse consumidor do que capturar um novo.
Como funciona o remarketing no Google, Facebook e Instagram?
Como dissemos, é possível fazer remarketing no Google AdWords, no Facebook e no Instagram. Para isso, basta produzir anúncios direcionados aos clientes que visitaram sua loja virtual. Esses anúncios aparecem a cada vez que a pessoa abre um site ou suas redes sociais.
Como funciona:
- Vamos supor que você tenha feito um anúncio no Facebook para uma grupo de pessoas que provavelmente terão interesse no seu produto, seus clientes em potencial de acordo com o perfil pessoal e de consumo deles;
- uma dessas pessoas clica no anúncio e é imediatamente remetida para o seu site;
- entretanto, a pessoa visualiza o produto, mas decide pensar melhor e não comprá-lo naquele momento;
- então ela fecha o seu site e volta a navegar no Facebook, que estará preparado para mostrar anúncios do mesmo produto que você divulgou antes, mas de forma diferente. Ele pode, por exemplo, oferecer mais detalhes do produto.
- isso pode ser feito diversas vezes, até que o consumidor se convença a olhar novamente o site da sua loja. Nesse momento, ela pode acabar concluindo a compra.
Em um primeiro momento, o remarketing pode parecer agressivo, mas na verdade, é apenas uma forma de dar outra oportunidade ao consumidor. Não são raros os casos em que a pessoa fecha um site sem querer e depois não sabe como voltar a ele. Portanto, pense no remarketing como algo que pode não só resolver o seu problema, mas do consumidor também!
Quer conhecer outras estratégias digitais para aumentar suas vendas na internet? Veja esse artigo da Agência I am.