A Lei Geral de Proteção de Dados — também conhecida apenas por sua sigla: LGPD — chegou para transformar a forma como os dados dos usuários online costumavam ser coletados, armazenados e utilizados pelas empresas, trazendo, inclusive, impactos significativos às áreas de marketing digital e vendas.
E para que você fique bem informado, preparamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre a lei e as mudanças que ela propõe. Além de trazer dicas valiosas que vão te ajudar a adequar suas campanhas nesse novo cenário.
Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Saiba o que, afinal, é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Inspirada nos moldes do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) implantado nos países europeus, a Lei Geral de Proteção de Dados foi sancionada em agosto de 2018 para que, até o ano de 2020, pudesse entrar oficialmente em vigor em todo o Brasil.
Em linhas gerais, podemos dizer que o objetivo da nova legislação é fazer com que todos os processos que envolvem o gerenciamento de informações online sejam mais seguros e transparentes tanto para os cidadãos, quanto para as companhias e órgãos governamentais.
Na prática, significa que dados pessoais, como nome, idade, estado civil, e-mail, endereço residencial ou comercial, número de IP, documentação, entre outros, só poderão ser captados com a autorização dos usuários e mediante as devidas explicações sobre a finalidade de solicitação desses dados.
O descumprimento das normas pode, inclusive, resultar em altas multas e na suspensão das atividades da empresa por um prazo que pode chegar a seis meses.
E agora que já apresentamos o que é o conceito da LGPD, vamos entender, a seguir, um pouco mais sobre como essas medidas podem influenciar diretamente as ações de marketing digital.
Como a LGPD afeta as campanhas de marketing digital da sua empresa
À primeira vista, pode parecer que os impactos da LGPD são apenas negativos, mas um olhar um pouco mais cuidadoso sobre a situação pode revelar oportunidades bastante promissoras.
Se, por um lado, a necessidade de autorização do uso dos dados pode acabar restringindo a base de contatos e o volume de potenciais clientes, por outro, essa mudança pode levar à criação de um grupo de usuários ainda mais engajado e que tem real interesse em interagir com a empresa.
É verdade que as estratégias de marketing digital vão exigir um maior planejamento, mas a boa notícia é que esse esforço pode resultar em ações que sejam cada vez mais personalizadas, que atendam às necessidades do público e, consequentemente, tragam resultados ainda melhores.
Confira algumas dicas que vão ajudar a adequar sua estratégia às novas normas
Uma vez que já entendemos que os departamentos de vendas e marketing digital vão precisar se adaptar com rapidez e eficácia para atender às determinações da LGPD, e que isso pode sim trazer diversos benefícios, vamos dar algumas dicas bastante interessantes de como colocar esse plano em prática.
Certifique-se de que a sua equipe está atualizada e bem-informada
Para que a sua empresa consiga se adaptar às orientações da lei de proteção dos dados, é muito importante que os colaboradores tenham consciência das mudanças necessárias e trabalhem para que elas façam parte da cultura corporativa.
Por isso, o primeiro passo é investir em um bom treinamento para que todos possam conhecer mais a fundo a legislação, tirar suas dúvidas, pensar em ações que assegurem a captação de leads sem extrapolar as novas regras.
Revise com atenção a base de leads que você tem atualmente
Tendo em mente que um dos pontos fundamentais da LGPD é consentimento dos usuários acerca do uso dos seus dados pessoais, conhecer a sua base atual de contatos é primordial.
Aqui, a ideia é fazer um mapeamento das informações que a empresa já possui, classificá-las, avaliar quais são realmente relevantes para o seu segmento de negócio e a forma como foram coletadas (com ou sem autorização).
Invista em conteúdos aprofundados e de qualidade
Conquistar o seu público de forma orgânica e espontânea é a fórmula ideal para construir um relacionamento genuíno e com alto potencial de conversão.
E o grande segredo para conquistar esse objetivo é apostar na produção de conteúdos que contenham informações relevantes, demonstrem autoridade e gerem valor para a audiência, fazendo com que os usuários tenham interesse em se cadastrar e compartilhar seus dados com a sua empresa.
Por fim, na hora de planejar sua campanha de marketing digital, sem deixar de atender às determinações da LGPD, você pode contar com o suporte especializado da I am. Nossas soluções em inbound marketing vão potencializar a sua estratégia de captação e retenção de clientes com alta qualidade. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!