Nos últimos anos, a área de Marketing tem ganhado cada vez mais espaço e força no mercado. Isso acontece porque as empresas começaram a perceber a importância e os benefícios que uma boa estratégia pode trazer.
Você já deve ter ouvido falar por aí no tal do Inbound Marketing, não é? Apesar do nome estranho – e até um pouco difícil -, se trata de um tipo de marketing no qual o público encontra a sua empresa, marca ou serviço, ao invés de o seu time de vendas ter que captar os possíveis clientes. Dessa forma, os prospects atraídos são mais propensos a se tornarem uma venda concretizada, uma vez que eles mesmos foram atrás do que você oferece. Essa atração se dá através de estratégias bem elaboradas de Inbound, que chegam até as pessoas certas.
Tudo isso pode parecer simples, mas nem sempre é! Sem o processo correto e necessário, pode não funcionar e nem trazer resultados satisfatórios para o seu negócio.
Pensando nisso, neste artigo, falaremos de três maneiras básicas de dar aquele “up” no seu Inbound Marketing. Acompanhe a seguir!
Atração
Planejamento é tudo, então para começar é preciso estruturar a sua estratégia. Invista em meios de atrair os usuários através da produção de um conteúdo relevante. Você pode apostar nas seguintes ferramentas:
- Blog: Um blog contém artigos e textos informativos, ou seja, é uma excelente oportunidade de mostrar o quanto de conhecimento a sua empresa tem no ramo de atuação. Quanto melhor e mais rico o conteúdo do blog, mais procurado ele é e mais referência no assunto a sua marca se torna! Outra dica legal é criar um e-book, por exemplo.
- Utilizar técnicas de SEO: Estabeleça quais serão as palavras e termos chaves que guiarão o usuário até o seu conteúdo.
- Campanhas de performance: As campanhas de performance são um tipo de propaganda cujo objetivo é gerar tráfego, alcance, visualizações etc. Entre elas se enquadram o Google Ads e os Social Ads, anúncios que aparecem para os usuários tanto nas buscas do Google quanto nas redes sociais.
- Redes sociais: Atualmente uma empresa que não tem rede social, principalmente o Instagram, não existe. Nas últimas décadas tudo tem girado em torno das redes sociais e elas são uma excelente porta de entrada para o seu negócio!
Dica: Separe um período específico somente para o planejamento da atração de clientes, faça cada etapa com calma e prestando muita atenção em quem você quer alcançar. Só aí, já temos boa parte do caminho a ser percorrido!
Conversão
Sua marca precisa converter visitantes em Leads, certo? Prepare suas propriedades web para captar essa conversão, ofereça algo em troca para esse cliente potencial, o que pode ser:
- Uma Landing Page de uma promoção, serviço ou produto específico
- E-book com um conteúdo mais aprofundado do que já foi mostrado no blog
- Webinar
- Teste grátis da sua ferramenta
Dica: Todas estas opções auxiliam também no posicionamento da sua marca no mercado!
Nutrição
Qualifique sua base, analise os leads e forneça o conteúdo relevante dentro de uma trilha de relacionamento, até que o cliente em potencial esteja apto a contratar seu serviço ou comprar seu produto. Invista em:
- Otimize suas campanhas e anúncios por tipo de público e localização
- Faça campanhas de e-mail marketing e newsletter atentando-se ao fluxo dos e-mails, isto é, do topo ao fundo do funil de vendas
- Qualifique seus Leads de acordo com a resposta de cada um ao seu approaching
Dica: Otimize seu tempo focando em quem vale a pena! Não insista naquele Lead que já demonstrou desinteresse na sua solução.
É sempre possível garantir bons resultados quando se investe tempo e atenção nas áreas certas do Inbound. Se ainda assim restarem dúvidas ou insegurança a respeito das estratégias, a Agência I am pode te ajudar! Contamos com um time de especialistas em Marketing Digital, que vai dar um upgrade nos seus negócios. Fale com a gente!