Com as mudanças rápidas ao longo das últimas décadas, foi possível perceber que não importando o tamanho da sua empresa, é mais do que necessário investir em Marketing Digital se você quiser ganhar espaço e visibilidade no mercado. Só assim, será possível vender e promover seus produtos ou serviços de forma satisfatória e garantir o crescimento da marca.
Os profissionais da área de Marketing são os responsáveis por pensar e escrever as mensagens chaves que seus clientes veem no seu site, e-mails, blog e posts nas redes sociais, induzindo ao engajamento. Esse trabalho é bastante complexo, para fazê-lo é preciso primeiro entender as necessidades de quem será o alvo desse conteúdo, produto ou serviço, e por quê. Ainda, é preciso entender os mecanismos das plataformas onde isso será postado e quais as melhores estratégias para cada uma.
O volume de trabalho é alto e minucioso, e necessita de uma equipe especializada no assunto e que tenha tempo hábil para tal. Por este motivo, muitas empresas têm optado por terceirizar o serviço de Marketing Digital. Dessa forma, é garantido que o tempo será gasto de maneira otimizada por gente que entende do assunto!
Neste artigo, vamos mostrar um pouco de como a terceirização pode ajudar nos resultados digitais da sua empresa.
O que é o Marketing Digital terceirizado: benefícios e quais empresas podem optar por ele?
A terceirização do Marketing de uma empresa pode se dar através da contratação de parceiros, freelancers ou – o mais indicado – por agências de comunicação.
Essas empresas ou prestadores de serviços, além de conhecerem muito bem a área e o mercado digital, oferecem uma gama mais completa de soluções, de acordo com o que o seu negócio pode estar precisando naquele momento para crescer ou melhorar.
Empresas em diferentes estágios de desenvolvimento podem contratar esses serviços, como por exemplo:
- Empresas em fase de crescimento: geralmente são aquelas que por conta do produto ou serviço que oferecem, atingiram um nível muito alto de crescimento em grande escala, e por isso mesmo, necessitam o mais rápido possível de boas estratégias de marketing digital.
- Empresas de um nicho específico: empresas muito especializadas em uma determinada área podem sofrer com a concorrência. Nesse caso, o ideal é apostar na melhor estratégia de marketing digital, e isso, somente uma equipe de especialistas focados e capacitados pode fazer!
- Estágio inicial: começar um novo negócio é trabalhoso, e pode ser bem estressante se você não tem o menor conhecimento de estratégias para lançar seu produto ou serviço. É preciso conhecer e estudar o mercado e o público alvo. Além disso, muitas não possuem ainda uma equipe completa ou bem definida. Por esse motivo, indica-se a terceirização da área de Marketing.
Outro ponto importante a ser considerado é que empresas grandes e que já possuem uma área de Marketing consolidada com profissionais em tempo integral, também podem terceirizar alguns serviços de MKT, de forma que não sobrecarregue seus funcionários com determinadas tarefas, permitindo-os focar em outros pontos importantes para a empresa!
Quais as melhores áreas do Marketing para se terceirizar?
Se você decidiu terceirizar o Marketing Digital do seu negócio, é importante saber onde investir e por quê. Existe uma seleção bem ampla de serviços e especialidades das quais você pode solicitar a ajuda de uma agência full-time, ou de um freelancer, por exemplo.
- Análise de dados: esse tipo de estratégia trabalha a parte de análises de rendimento de estratégias digitais, isto é, dados que são importantes para a sua empresa saber o retorno que está trazendo.
- Conteúdo e Social Media: hoje em dia uma empresa que não possui redes sociais praticamente não existe, ou está completamente invisível e fora do mercado. A grande maioria das pessoas busca o serviço ou produto pelas redes como o Instagram e o Facebook, e ter uma equipe prontamente focada em criar o conteúdo recomendado para cada rede é imprescindível. O mesmo vale para empresas que possuem o blog como forma de disseminar um conteúdo mais completo.
- Publicidade Digital: a publicidade nada mais é do que os anúncios que vemos o tempo inteiro durante a navegação na internet. Essa forma de mostrar a sua marca ou empresa, é excelente para conversão de leads, além de atingir uma gama maior de um público alvo escolhido específica e estrategicamente. Plataformas como Google Ads e Social Ads são altamente recomendadas para publicidade digital.
- Relações Públicas: a área de RP é importante para colocar a sua empresa na mídia! Uma equipe de RP vai te ajudar a estar em contato com jornalistas e editores, fazendo o famoso networking!
Mais 2 bons motivos para contratar especialistas na área
Para finalizar, trouxemos um bônus que te fará decidir agora mesmo a terceirizar o seu Marketing Digital. São eles:
- Retorno garantido: uma vez que especialistas estão cuidando de tudo, o retorno positivo é certo e mostra resultados a curto, médio e longo prazo
- Aumento da experiência: a maioria dos serviços terceirizados já trabalha a certo tempo com uma determinado setor, ou nicho. Independente de sua especialidade, o profissional ou agência terceirizada, possui um vasto conhecimento que não pode ser igualado ao de uma equipe interna – que geralmente está focada em uma única empresa, serviço ou produto.
Agora que você já entendeu tudo isso, que tal conhecer melhor sobre a Agência I Am e descobrir como podemos te ajudar? Contamos com uma equipe de profissionais especialistas em cada área do Marketing Digital, com foco em resultados!