O Reels chegou em 2020 e já se tornou uma ferramenta-chave para garantir um bom alcance e aumentar a visibilidade do seu perfil no Instagram. Porém, com tantas páginas disputando a atenção dos usuários, como conquistar um bom número de interações?
Neste artigo, vamos trazer sugestões que vão fazer a diferença em sua estratégia de Reels — além de algumas dicas do que não fazer na rede. Confira!
Como ter um bom alcance no Reels?
Neste primeiro tópico, vamos apresentar algumas táticas para deixar seu Reels mais interessante para o seu público.
Planeje seu conteúdo estrategicamente
Um planejamento estruturado, para saber o que publicar e quando publicar, é um dos primeiros passos para conquistar bons resultados.
Para isso, vale a pena investir em uma produção de qualidade. Além de elaborar um cronograma com datas e horários pré-definidos para postar os vídeos.
Preste atenção à concorrência
Assim como você, seus concorrentes estão sempre em busca das melhores formas de engajar o público.
Por isso, estude o que outros perfis estão fazendo para saber o que faz mais sucesso com os usuários, conferir novidades e, é claro, garantir que aquela sua ideia genial ainda não foi executada por ninguém.
Aproveite as tendências
Outra boa dica para quem está buscando destaque nos Reels é manter o olho no futuro para saber o que vem por aí!
Acompanhe as notícias e atualizações do aplicativo, confira as publicações mais recentes do próprio Instagram e não tenha medo de investir em novos estilos de edição ou participar dos desafios que podem aproximar sua marca de seus seguidores.
Aposte em dicas úteis e rápidas
Nem só de challenges e memes vive o Reels — os clipes também são uma forma excelente de apresentar a sua marca e compartilhar conteúdos mais educativos.
Com os recursos disponibilizados pelo aplicativo, você pode desenvolver vídeos bastante diversificados, como:
- tutoriais de como utilizar seu produto;
- apresentação dos lançamentos da sua marca;
- curiosidades sobre a empresa ou os serviços que ela oferece.
O segredo é apostar na criatividade e buscar assuntos que ajudem a agregar valor e gerar engajamento.
De quais práticas a sua empresa deve passar longe?
Muitas marcas, por não terem familiaridade com a dinâmica digital, ou por falta de um bom planejamento, cometem erros que podem prejudicar o relacionamento com seus públicos.
A seguir, vamos listar algumas ações que podem — e devem — ser evitadas pela sua empresa ao produzir clipes para o Reels.
Desconsiderar o perfil do público e da sua marca
Para criar um vídeo que realmente tenha o potencial de atingir um bom alcance, não basta seguir apenas as tendências mais atuais ou contar com a presença dos influenciadores digitais do momento.
É preciso pensar se a sua estratégia está de acordo com os valores e objetivos da sua marca e se a sua mensagem conversa com o seu público. Caso contrário, a comunicação não será genuína e poderá ter um efeito bastante negativo.
Esquecer de publicar o conteúdo no feed do Instagram
Apesar de estar atrelado ao Instagram, os clipes do Reels funcionam de forma independente em relação aos demais conteúdos publicados no Instagram (postagens regulares, stories e IGTV).
Por isso, além de produzir vídeos criativos e interessantes, é importante compartilhá-los também no seu feed para que todos possam acompanhar as suas atualizações!
Ter uma frequência irregular de publicações
Manter a rotina de publicações é um ponto importante que as redes sociais de modo geral têm em comum. E o Reels não fica de fora dessa dinâmica!
Ao seguir o seu calendário editorial, o aplicativo entende que seu conteúdo é relevante e permite que os usuários possam acompanhá-lo com regularidade.
Agora que você já sabe o que fazer e o que evitar em sua estratégia para o Reels, que tal colocar nossas dicas em prática? Aqui na I am você pode contar com suporte especializado para melhorar o seu alcance e gerar um engajamento genuíno com seu público-alvo. Conheça nossas soluções!