A diversificação das estratégias de venda para o mundo digital tem aumentado a concorrência entre as empresas do mesmo setor. Os benefícios desse tipo de marketing e de contato com o cliente afetam de maneira ainda mais profunda as pequenas empresas ou até mesmo empreendedores individuais, que não possuem estrutura suficiente ou recursos abundantes para atingir mercados maiores e profissionalizarem seus negócios. Existem algumas ferramentas que se destacam ainda mais, como por exemplo, vendas por Whatsapp.
Estima-se que no Brasil, 99% dos smartphones possui o aplicativo instalado, sendo que 79% dos brasileiros o utilizam como principal fonte de informação. É possível perceber o alcance que essa ferramenta possui como fonte de vendas para qualquer empresa, possuindo uma inserção inigualável a mercados que não eram explorados anteriormente. Mas afinal, como vender por Whatsapp? No decorrer deste artigo iremos explorar um pouco o que é importante utilizar nesta ferramenta para vendas.
Pontos importantes ao vender pelo Whatsapp
- Crescimento da marca
Uma das formas em que as empresas mais identificam sucesso ao expandir suas marcas é através da indicação de pessoas. Pois quem recebe a informação já parte com a confiança embutida por seu conhecido. Através do Whatsapp é possível ampliar ainda mais a rede de indicações e contatos com seus clientes.
- Separação entre perfil pessoal e profissional
O Whatsapp Business foi lançado pela empresa no começo de 2018, e desde então, revolucionou as vendas por mensagens. Utilizando um número distinto do seu pessoal, crie um perfil comercial, adicione mensagens automáticas e etiquetas por assunto. Ainda é possível analisar métricas das mensagens, pois todas as informações são armazenadas, podendo assim avaliar seus leads e convertê-los da melhor forma possível.
- Atendimento
Com o Whatsapp é possível realizar atendimento ao cliente de forma mais rápida e efetiva, conectando-se com o consumidor na plataforma mais utilizada por ele. Ninguém gosta de receber ligações de telemarketing, porém receber respostas de dúvidas rapidamente na palma da mão, agrada qualquer um. No entanto não se esqueça que é necessário atenção à ferramenta em tempo integral.
- Feedback
A oportunidade de receber feedback diretamente de seus clientes em tempo real é uma mina de ouro para qualquer setor de atendimento. Clientes mais antigos ou fiéis à sua marca podem ter insights importantes para melhorar sua experiência de venda.
- Cronograma
A jornada da venda possui diversas etapas em seu funil, desde capturar a atenção do cliente, despertar a necessidade, comprovar que sua empresa é a melhor opção, até as mais avançadas, como a conversão da venda propriamente dita. Os contatos para os clientes são distintos dependendo de cada etapa onde ele estiver localizado, por conta disso, criar um cronograma para atender a cada um deles é essencial, e o Whatsapp permite essa separação por nível de interesse.
- Conteúdo e autorização
Para começar a realizar vendas pelo Whatsapp é necessário conseguir a autorização dos clientes para contatá-los. Uma grande oportunidade de engajar o cliente e ainda conseguir seu contato é através da oferta de conteúdos de qualidade, utilizando da estratégia do Marketing de Conteúdo em troca do contato do Whastapp.
- Audiovisual
Vendas pelo Whatsapp podem ser impulsionadas pelo uso de materiais audiovisuais. O uso de som e fotos, ou mesmo flyers e materiais de divulgação podem ser a diferença entre uma venda e só mais um lead sem sucesso.
O Whatsapp é uma ferramenta de extrema importância para a geração de leads e a conversão de vendas, desde que se respeite o funil de vendas. Não perca tempo e entre para o futuro das vendas.