Na última década, houve um crescimento exponencial das redes sociais, bem como uma grande evolução no mundo digital. Com a chegada do novo cenário mundial de pandemia, o consumo de conteúdos nas redes sociais tornou-se indispensável.
Seja para compras, entretenimento, informação ou relacionamento social, a verdade é que as mídias sociais já são parte do nosso cotidiano.
Sua marca tem presença nesse mundo digital? Você tem um negócio e ainda não sabe qual rede social escolher ou quais se adequam melhor ao perfil da sua empresa?
Neste artigo, vamos apresentar as características de cada rede social para que você possa conhecer e optar pela ou pelas melhores para sua marca!
Como escolher a ou as melhores redes sociais para o seu negócio
Para montarmos uma boa estratégia, é preciso analisar o perfil de cada rede social para entender em qual delas estará o seu público alvo, ou seja, seus clientes em potencial.
Por exemplo, se você tem uma marca com proposta para o público jovem, o Instagram é uma das redes sociais obrigatórias!
A seguir, iremos falar detalhadamente de cada umas das principais redes em voga no momento:
É uma rede social bastante popular, voltada para a interação – curtidas, comentários, conteúdos.
Engloba um público bem diversificado, desde jovens até idosos. Ideal para divulgações e relacionamento mais próximo e direto com cliente, além de ser potencial geradora de tráfego para suas propriedades web.
Atualmente podemos dizer que uma empresa que não possui uma conta no Instagram, basicamente não existe! No geral, o perfil do Instagram de uma marca muitas vezes é visitado antes mesmo do site oficial. Por ser uma rede bastante versátil, pode ser útil de diferentes formas, desde a apresentação de um catálogo online, ferramenta de vendas por mensagem direta, divulgação de marca e/ou produto. Assim como o Facebook, é voltada para o relacionamento social, e portanto, gera altos índices de engajamento.
Conhecida por ser um currículo digital, o LinkedIn é a rede ideal para dar voz e posicionamento de mercado. Diferente das redes anteriores, é mais voltada para o contato com um público ou pessoas específicas que atuam num mesmo ramo ou em alguma área profissional de interesse para sua empresa.
Aborda assuntos mais profissionais, como: mercado, economia, novas oportunidades, investimento, e inclusive meio ambiente (ESG). Ideal para networking!
E a última da nossa lista, mas não menos importante:
O Twitter é uma rede social bastante peculiar! Consiste em publicações de mensagens curtas, de até 280 caracteres. Utiliza uma linguagem bastante informal, voltada para agradar um público que procura informações rápidas e precisas. Seu formato cria um vínculo de maior proximidade com os seguidores, e é normalmente utilizada para compartilhamento de mensagens rápidas, opiniões/posicionamentos, e links com conteúdos exclusivos, mais longos e detalhados – ideal para divulgação de matérias de sites e blogs, por exemplo.
E aí, deu para aprender um pouquinho mais aprofundado sobre as características de cada uma das redes sociais? Qual ou quais se encaixam melhor com o perfil da sua empresa? As redes sociais são uma excelente forma de você ser visto no mercado, tanto por outras empresas quanto, e principalmente, pelo seu público! Aproveite essa facilidade que a digitalização trouxe!
Se precisar de uma ajuda de especialista em estratégia digital, entre em contato com a Agência I am! Ah! E não deixe de conferir mais artigos como este em nosso blog.