Todo mundo que utiliza a internet no dia a dia, certamente já foi impactado pelos fluxos de nutrição de leads. Essa é uma das estratégias do Inbound Marketing.
O objetivo dessa nutrição é conduzir o lead durante toda a jornada antes e após se tornar um cliente, e quando feita da maneira correta, essa estratégia permite vender novamente para esse mesmo cliente, criando e mantendo um relacionamento próximo e duradouro!
Neste artigo vamos te mostrar o que é e como é feita a nutrição de leads, e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.
O que é?
O fluxo de nutrição de leads é uma série de ações automatizadas que geram conteúdos novos para os leads, se baseando no comportamento desses usuários. O foco aqui é conduzir o lead pelos próximos estágios, até que este seja convertido em cliente.
Nessa estratégia de marketing, é muito importante estar claro sobre as necessidades e dores dos leads, sabendo exatamente quais seus interesses.
Dica: a análise de Personas é a chave para isso, pois além de guiar a produção de conteúdo, também te ajuda a entender quais os melhores canais para atingir determinados públicos.
Como fazer?
Bem, agora que você já entendeu o que é o fluxo de nutrição de leads, já dá para ter uma ideia do que pretende oferecer para os seus clientes em potencial.
Agora, o próximo passo é definir as seguintes estratégias:
- Conteúdo a serem enviados por email, por exemplo, e-mail MKT e Newsletter
- Ações de gatilho para o próximo conteúdo
- Eventos qualificadores, como e-book e teste grátis, por exemplo.
Feito isso, é chegado o momento de partir para os próximos passos. Ao decidir colocar a mão na massa, se atente para as etapas:
- Definir o objetivo da campanha;
- Identificar a persona, bem como suas dores, necessidades e interesses;
- Escolher o conteúdo certo levando em consideração a etapa do funil de vendas;
- Segmentação do público de acordo com o objetivo;
- Intervalo entre as mensagens – diária, semanal, mensal, etc.
Benefícios
Dentro os inúmeros benefícios da nutrição de leads, estão envolvidos o cadastro de clientes e o aumento do volume de vendas. Mas, além desses, existem outros benefícios que devem ser considerados:
- Follow-Up mais eficiente e organizado, possibilitando o acompanhamento de histórico desses leads, e ajudando a programar futuras ações.
- Ganho de tempo das equipes de Marketing e Vendas, uma vez que com os processo automatizados, as equipes podem se dedicar melhor a outras demandas e otimização de processos, o que leva ao terceiro item desta lista, que é…
- Direcionamento de conteúdo para o público específico, já que a prática de nutrição de leads permite direcionar as mensagens de acordo com o interesse do usuário, por exemplo, pelo conteúdo baixado por ele.
Agora que você já aprendeu um pouco sobre a nutrição de leads e os seus benefícios, que tal colocar em prática?
Se precisar de ajuda para isso, entre em contato com os especialistas da I am. Estaremos prontos para te atender!