+ 55 (11) 2372-0917
contato@agenciaiam.com.br
Agência I amAgência I amAgência I amAgência I am
  • Home
  • I am
  • Inbound Marketing
  • Performance
  • Social Media
  • SEO
  • Blog
  • Fale Conosco

Entenda cada etapa do funil e sua importância dentro do inbound marketing.

    Home Inbound Marketing Entenda cada etapa do funil e sua importância dentro do inbound marketing.

    Entenda cada etapa do funil e sua importância dentro do inbound marketing.

    By agenciaiam | Inbound Marketing, Marketing Digital | Comentários fechado | 28 agosto, 2020 | 0

    Uma das estratégias mais usadas no marketing digital é o “funil de vendas”. Trata-se de um modelo que representa o caminho que o cliente faz entre o interesse sobre determinado tema, a identificação de uma necessidade e a concretização da compra. Ela está relacionada ao “inbound marketing”, focado em atrair, converter e encantar clientes.

    Afinal, os processos de compra não são imediatos, eles ocorrem por etapas. Há diversos momentos nesta jornada: quando o consumidor ouve falar ou lê sobre uma solução pela primeira vez, a pesquisa sobre aquele produto ou serviço, a compra em si e o pós-compra, que é o feedback sobre todo esse processo e a avaliação sobre o produto.

    Mas quais são as etapas do funil de vendas e qual a sua importância dentro do inbound marketing? Esse artigo pretende responder a essas perguntas. Continue a leitura.

    Etapas do funil de vendas no inbound marketing

    O funil de vendas no inbound marketing consiste em três estágios, elaboradas a partir da observação da jornada do cliente:

    • Topo (aprendizado e descoberta);
    • Meio (consideração e intenção) e
    • Fundo (avaliação e decisão)

    Dentro de cada estágio, existem as etapas do funil, que são:

    • Atrair
    • Converter
    • Relacionar
    • Vender
    • Analisar

    Entenda, agora, como funciona cada estágio e etapa.

    Topo de funil: atrair

    Nesta primeira etapa da jornada de compra, a pessoa nem sabe que precisa de algo, ela não está procurando nada em especial para comprar. Entretanto, ela se sente atraída, se interessa por certos temas e se identifica com algum problema para o qual busca respostas.

    Ela vai, então, procurar saber sobre aquilo em uma pesquisa no Google ou vai ter acesso a determinado conteúdo por indicação e vai descobrir a sua dor, a sua necessidade.

    Neste estágio, os conteúdos produzidos para blogs e redes sociais são os mais indicados. Eles não tem inicialmente nenhuma pretensão de vender algo, mas já trazem alguns problemas e caminhos para resolvê-los.

    Meio de funil: converter e relacionar

    O reconhecimento do problema é o que marca a passagem do topo para o meio do funil. A partir do momento em que a pessoa toma consciência do problema ou se identifica com determinado assunto, ela começa a considerar as soluções.

    É hora também de estreitar o relacionamento, mostrar para o seu cliente em potencial que você entende o seu problema e sabe como resolvê-lo.

    Nesta etapa o que se espera é a captura de “leads”, que são aquelas pessoas que já interagiram com o conteúdo do seu blog ou rede social e fornecem informações pessoais básicas para receber o acesso a algum conteúdo. A landing pages para divulgação de e-books e webinários gratuitos são um bom exemplo de ferramenta usada nessa fase.

    Fundo de funil: analisar e vender

    No fundo do funil restarão apenas os consumidores que vão concluir a compra. Eles já descobriram o problema, consideraram a solução e estão prontos para finalizar a jornada.

    É preciso garantir que esse consumidor vai preferir a sua solução a de outra empresa. Se o processo anterior foi bem executado, é mais provável que você obtenha sucesso nesta etapa.

    O trabalho de marketing, porém, ainda não acabou. A partir da venda, você analisa a jornada de compra e pede que o seu cliente também faça essa avaliação e lhe dê um retorno. Esse feedback é valioso para a fidelização do cliente e a captação de novos.

    Como você viu neste post, entender a jornada do cliente e como funciona o funil de vendas é o primeiro passo para a execução de uma boa estratégia de inbound marketing. Somente assim, os seus esforços e investimentos trarão resultados lucrativos para a empresa.

    Quer entender mais como o funil de vendas e outras ferramentas podem auxiliá-lo a atrair público para o seu site ou rede social e convertê-lo em clientes?
    Entre em contato com o time de especialistas da Agência I am pelo e-mail contato@agenciaiam.com.br.

    Entenda cada etapa do funil e sua importância dentro do inbound marketing. 1

    No tags.

    Posts Relacionados


    • marketing-digital-funciona

      Marketing digital funciona! Você é que não está utilizando as estratégias corretas

      By agenciaiam | 0 comentários

      Você certamente já ouviu falar sobre a importância do Marketing Digital e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. Mas por algum motivo não está conseguindo os resultados que deseja. Então éSAIBA MAIS

    • aumente-faturamento-estrategias-digitais

      Aumente o faturamento da sua empresa utilizando estratégias digitais

      By agenciaiam | 0 comentários

      É indiscutível que a tecnologia transformou os processos e relações que permeiam os mais variados aspectos da vida em sociedade. No universo empresarial não é diferente e podemos citar o marketing digital como um dosSAIBA MAIS

    • marketing-de-conteudo

      Marketing de conteúdo: os segredos para ter autoridade na web

      By agenciaiam | 0 comentários

      Se o seu objetivo é ter sucesso e engajamento no ambiente digital, e, principalmente ter autoridade, ou seja, ser uma referência sobre determinado assunto, só existe um caminho: produção de conteúdo. As pessoas estão naSAIBA MAIS

    Categorias

    • Google Ads
    • Inbound Marketing
    • Marketing de Conteúdo
    • Marketing Digital
    • Performance
    • SEO
    • Social Media

    A Agência I am é parceira e certificada pelo Google e RD Station, sendo assim, referência em estratégias de Performance, Social Mídia, SEO, Inbound Marketing e desenvolvimento. Fale com nossos especialistas 😉

    Posts Recentes

    • Quer lucrar na Black Friday? Invista em Markerting Digital!
    • Guia: Introdução ao Inbound Marketing.
    • Automação em Marketing: Como funciona e qual a sua importância?

    Serviços

    • Social Media
    • SEO
    • Perfomance
    • Inbound Marketing

    Tags

    Email Marketing Estratégias Facebook Ads Google Ads Inbound Instagram Ads LinkedIn Ads Marketing de Conteúdo Marketing Digital Performance Presença Digital ROI SEO Social Ads Social Media

    Fale Conosco

    Endereço

    Rua Vergueiro, 1421, sala 403
    Vila Mariana - São Paulo


    Telefones

    + 55 (11) 2372-0917


    E-mail

    contato@agenciaiam.com.br

    Agência I am © 2020 – Todos os direitos reservados
    • Home
    • I am
    • Inbound Marketing
    • Performance
    • Social Media
    • SEO
    • Blog
    • Fale Conosco
    Agência I am