A internet é, sem dúvida, a próxima fronteira do marketing. Agora, mais do que nunca, as empresas reconhecem as imensas oportunidades que surgem ao ter uma presença online confiável.
Nesse cenário, as estratégias de marketing miram cada vez mais em campanhas nas redes sociais, as chamadas Social Advertising, ou Social Ads.
Sabe o porquê disso? É simples. Estatísticas apontam que mais de dois bilhões de pessoas usam mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) todos os dias no mundo.
No Brasil, 96,2% dos usuários da internet estão em alguma rede social. Essas pessoas gastam, em média, 135 minutos por dia navegando nessas redes.
Diante desse cenário, as marcas que não pensam em estratégias de Social Ads, correm o risco de ficar para trás. Estima-se que os investimentos em publicidade em mídia social em todo o mundo devem crescer para cerca de 48 bilhões de dólares até 2021.
Para te ajudar a entender todo esse cenário, nesse artigo vamos te apresentar as principais possibilidades das campanhas de Social Ads e como isso pode alavancar os resultados da sua empresa.
Mas antes, qual é a função de uma campanha de Social Ads?
Uma campanha de Social Ads é um esforço de marketing coordenado de uma empresa com o objetivo de reforçar as informações (sobre uma marca, produto ou serviço) usando pelo menos uma plataforma de mídia social.
Essas campanhas são estrategicamente focadas, têm resultados mensuráveis e influenciam os seguidores da mídia social a sentir ou agir de uma certa maneira.
Elas se utilizam de dados armazenados nas redes capazes de revelar tendências e comportamentos dos usuários e atividades do negócio, que dificilmente seriam mensuráveis através de um estudo manual ou pesquisa de campo, por exemplo.
Benefícios das campanhas de Social Ads
Para campanhas de Social Ads, as principais mídias que podem ser utilizadas são: Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads. A partir delas é possível ter benefícios como:
1. Melhoria no reconhecimento de marcas
A publicidade através das redes sociais foi apontada como uma das principais responsáveis por aumentar o reconhecimento da marca.
A publicação regular em plataformas como Facebook e Instagram, por exemplo, permite que as empresas interajam com a clientela, criando familiaridade e aumentando assim o alcance da sua marca.
2. Fidelização
Para qualquer empresa se manter em destaque, é preciso uma base de clientes fiéis.
A publicidade nas redes sociais cria um canal no qual os clientes podem expressar suas opiniões e sentimentos sobre os serviços e produtos oferecidos.
Ao ouvir as opiniões dos consumidores, os níveis de satisfação do cliente aumentam exponencialmente, e junto com eles, a fidelidade à marca.
3. Taxas de conversão melhoradas
As redes sociais e a publicidade são dois componentes usados juntos para direcionar os clientes em plataformas como o Facebook e o Instagram para alguma ação.
Com o aumento da visibilidade da marca, que vem com a publicidade nas redes sociais, mais leads (potenciais clientes) irão visitar seu site, e a chance de conversão também aumenta. Com um plano de Social Ads bem articulado, uma empresa pode melhorar suas vendas e lucros.
4. Custos de marketing reduzidos
Comparado ao marketing convencional, as campanhas de Social Ads não requerem muitos investimentos, se comparados aos gastos com publicidade em um veículo como a TV, por exemplo.
Portanto, o uso de mídias sociais para comercializar produtos e serviços é uma maneira eficiente de reduzir os custos operacionais das empresas.
5. Melhor rankeamento nos mecanismos de pesquisa
Embora uma página de rede social não melhore exatamente as classificações de pesquisa, a página certamente aumentará o tráfego. Isso porque, a cada dia mais as pessoas usam buscadores como o Google para encontrar produtos ou serviços online.
E se sua empresa estiver presente nas redes sociais, é provável que ela apareça entre os principais resultados de pesquisa de um produto ou serviço relacionado, levando a uma visibilidade mais ampla.