A Black Friday no ano de 2020 em plena pandemia, mostrou dados expressivos no aumento de consumo nos e-commerces.
O Brasil inteiro apresentou uma evolução na porcentagem de aquisições durante esse período, tendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro como líderes no ranking dos estados que mais compraram.
Em 2020 tivemos um crescimento de 31% do faturamento total no país, com um capital arrecadado de R$5,1 bilhões. Em comparação ao ano passado, foram gastos no total R$3,9 bilhões (crescimento de 31%), sendo que a quantidade de pedidos também apresentou uma aumento percentual relevante de 24,7% em relação a 2019.
Ao analisar o gênero que obteve o maior destaque nessa liderança, as mulheres saíram na frente com 55,7%, com um ticket médio de R$634,97. Mas mesmo os homens ficando um pouco atrás com 44,3%, foram os que mais gastaram em suas compras, com R$902,28 no ticket médio.
A faixa etária que mais abriu a carteira foram os jovens de 26 a 35 anos, representando 34,6% dos compradores totais. Atrás ficaram os indivíduos com mais de 36 e depois os jovens de até 25 anos.
Quando falamos em compras on-line, o que mais atrai os compradores além dos descontos, é o oferecimento de frete grátis. São esses que obtiveram 63,8% do fechamento do carrinho.
No top 5 de total de pedidos que mais teve saída nessa época estão:
- Moda e Acessórios (1,01 milhão)
- Beleza, Perfumaria e Saúde (931,62 mil)
- Artigos para casa (913,29 mil)
- Entretenimento (835,23 mil)
- Eletrodomésticos e Ventilação (707,04 mil)
Ao analisar todos esses dados do dia 27/11 da Black Friday desse ano, podemos notar que as pessoas por estarem tanto tempo em casa devido ao isolamento social, acabaram gastando mais em pedidos on-line.
As mulheres somaram a porcentagem maior nas compras, adquirindo produtos como roupas e acessórios. Além do mais, os jovens foram os que mais tiveram destaque desse acréscimo de compras nesse final de 2020.
Por fim, podemos visualizar nitidamente que ao contrário do que muitos pensaram, as empresas tiveram um salto bem maior no fechamento de caixa, mesmo com a interferência das restrições do comércio por conta do Coronavírus.
E você? Quer saber como alavancar suas vendas e se posicionar no mercado? Então entre em contato com a gente!