O que aproxima as pessoas criando relações verdadeiras é a identificação: os valores que compartilham, o que têm em comum.
O processo com as marcas deve ser o mesmo. Afinal, o valor delas, no sentido do que valorizam, pode ser o diferencial na hora de escolher qual produto ou solução levar para casa.
E como transmitir isso? Basta criar uma identidade empresarial.
Sim, as marcas podem e devem ter identidade e, com ela, expressar o que são, portanto, seus valores: os pilares que guiam o desenvolvimento de seus produtos e a relação com clientes e funcionários.
Pode parecer uma preocupação secundária, mas apostar em branding – ou seja, consolidar a identidade da sua marca – é fundamental. No ambiente competitivo de aquisição de clientes, o que sua empresa vende como conceito pode ser o fator decisório para uma compra.
Para ajudar você a internalizar essa ideia no seu negócio, selecionamos algumas etapas importantes para definir a voz da sua empresa. Vamos lá?
- Logo
A logomarca da empresa é uma assinatura visual pela qual as pessoas, clientes ou não, reconhecem sua marca. Por exemplo, não é necessário estar escrito Apple para reconhecer a maçã mordida como a logomarca da empresa de tecnologia. Esse é o primeiro passo para começar a pensar em como o seu negócio se comunica.
- Paleta de cores
As cores também comunicam. Provavelmente, as cores do logo serão a base para definir qual a paleta de cores poderá ser usada nas peças publicitárias. Assim, logo que o público tem contato com elas, já sabe com quem estão falando. O Itaú, é um bom exemplo: sempre em seus comerciais de TV, o tom laranja, em várias nuances, está presente para ressaltar esse aspecto da marca.
- Valores
Além de produzir e oferecer produtos com base na qualidade e na ética, é preciso ir além. Qual é o valor agregado dele? É consciente sobre os problemas ambientais, considera a diversidade, por exemplo?
Esses valores podem fazer com que o cliente escolha a sua marca em vez de um produto similar que não tenha esses compromissos. Além disso, na hora de definir uma campanha, fica muito mais simples saber o que comunicar, uma vez que esses pontos da personalidade da sua marca devem sempre ter evidência.
- Tom e voz
Depois de definir quais são os valores da sua marca, é a hora decidir como ela se comunica:
Qual tipo de fala é mais adequado considerando produto x público x valores? É extrovertida, séria, informal?
Tudo isso depende de um estudo de como é a melhor forma de falar com o público e mais: se diferenciando dos concorrentes.
- Público interno
A identidade empresarial precisa ser uma verdade, não uma criação. Portanto, deve ser difundida na vivência dos colaboradores. Por exemplo: se a diversidade é um dos pilares da marca, ela deve estar refletida nas contratações.
Depois de levantar todos esses pontos, agora precisamos aplicá-los.
É preciso consistência para alcançar resultados, pode ser um processo lento, mas se for contínuo atingirá o patamar desejado: a identidade da sua marca será um diferencial na hora da conversão.