Ter novos clientes é um dos principais objetivos das empresas. Com o Marketing Digital, ficou muito mais simples e acessível alcançar os clientes potenciais. Afinal, com uma verba muito menor do que as previstas para campanhas off-line, é possível atingir um público gigantesco de pessoas. É só aproveitar as técnicas que cuidam das etapas de gerar leads até a conversão. E o melhor: é possível aplicá-las sem investimento, se preferir.
Neste artigo, vamos explicar como funciona uma delas, o Inbound Marketing. Leia para saber mais:
- O seu produto ou solução tem qual objetivo?
Bem, todo produto é criado para resolver um problema e, atualmente, como as pessoas tentam solucionar um problema? Buscando informações na internet.
Por isso, além de desenvolver seu produto, você precisa informar o que ele resolve. Mas não de qualquer forma: é necessário saber como o público encontrar as informações.
Nesse momento, as palavras-chave entram em ação. O termo é usado para se referir às palavras ou expressões utilizadas nos buscadores da internet. Por exemplo, se é uma empresa de joias, a palavra-chave: solitário de diamante vira uma oportunidade de gerar leads. Como?
Oferecendo informação exatamente sobre esse tema, usando essa palavra-chave. Mas é preciso conhecer bem seu público-alvo para oferecer um conteúdo relevante.
- Vamos ao texto
Definiu-se um problema e a palavra-chave! Chegou a hora de escrever o texto que irá ajudar o cliente a tomar uma decisão de compra. O problema é “Qual solitário de diamante escolher?”. Conte com um redator especialista em SEO para garantir as boas práticas e resultados desejados, na agência I am, você pode contar com isso e muito mais.
Pronto: com o texto que deve ser divulgado no blog da sua empresa, você já completou a etapa de ajudar seu cliente em um momento de decisão, mas agora como seguir na campanha de lead?
- Gerar leads
No mesmo artigo, além das informações sobre os tipos de solitário de diamante, ofereça um conteúdo exclusivo. No caso, poderia ser: 10 formas mais criativas de pedir alguém em casamento.
Vale ressaltar que o conteúdo exclusivo pode ser um e-book, um infográfico, um vídeo: o canal que se ajustar melhor à estratégia, porém é indispensável que tenha qualidade para que o cliente continue no funil de vendas.
Para ter acesso ao material que deve ser gratuito, o cliente potencial precisará deixar alguns dados: nome, telefone e e-mail. Com eles, é possível passar para a próxima etapa: conversão de leads.
- Conversão de leads
Depois que o cliente já sabe que o problema dele pode ser resolvido com a sua solução e ele já a vê como uma referência, chega o momento de oferecer diretamente seus serviços.
Pode ser feito pelo próprio time comercial da empresa, que utilizará os dados fornecidos para contatá-lo. Ou ainda continuar em uma trilha de contato digital: enviando e-mail, SMS e até campanhas pagas nas redes sociais para atingi-lo e tentar garantir a conversão.
Agora você já sabe como capturar e converter leads. Como dissemos antes, é possível fazer todo o processo organicamente, ou seja: sem gastar nada. Ou, se preferir pagar para ser uma das primeiras opções de busca, faça uma campanha de search do Google.
Se precisar do acompanhamento de experts, conte com a agência I am. Ela é certificada pelo Google e pela RD Station.