O e-commerce vem crescendo a cada ano e, em 2020, deve atingir números expressivos por conta do isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus. Segundo uma pesquisa da companhia de inteligência de mercado Compre&Confie, as compras de varejo online tiveram um aumento de 26,7% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2019.
Portanto, para aproveitar a onda e fazer o seu negócio online decolar, vamos trazer neste artigo 10 dicas para e-commerce que você precisa começar a aplicar hoje mesmo. A escolha correta da plataforma, a disposição dos produtos à venda, investimento em boas fotos e uso de ferramentas para mensurar resultados são algumas das ideias que vão fazer a diferença neste mercado tão competitivo.
Veja, agora, como se destacar da concorrência e deslanchar nas vendas pela internet!
- Escolha uma plataforma com boa usabilidade
O primeiro passo para garantir o sucesso do seu e-commerce é escolher uma plataforma com boa navegabilidade. Existem diversos serviços de Open Source na internet, que são plataformas adaptáveis a diversos tipos de negócios e facilitam muito a vida de quem está começando. Se o seu negócio precisa de mais espaço e personalização, porém, o tipo de plataforma deve ser a SaaS.
- Cadastre seus produtos corretamente
Quando as pessoas entram em uma loja virtual elas quase sempre já sabem o que querem. Por isso, é importante que o cadastramento dos produtos e a sua disposição no site facilitem a busca. Procure agrupá-los e categorizá-los para oferecer várias opções de uma mesma linha de maneira organizada.
- Publique boas fotos
Como o contato do consumidor com o seu produto será apenas visual, uma boa foto faz toda a diferença na hora da venda. Por isso, dedique um tempo a produzir boas fotos dos produtos, que tenham qualidade gráfica e que demonstrem diversos ângulos, bem como detalhes importantes da peça.
- Gere tráfego qualificado
De nada adianta criar uma loja virtual bonita, com boa navegabilidade, e não receber nenhuma visita, certo? É preciso divulgá-la de forma que alcance o público-alvo, o cliente ideal, construir uma audiência. Nessa hora, vale criar anúncios segmentados em ferramentas como Google Ads para atingir em cheio seu público e criar tráfego qualificado para o seu site.
- Acompanhe e analise os dados
Para estabelecer as estratégias de marketing digital e vendas do seu e-commerce, é preciso que você conheça o comportamento de compra do seu cliente. Esse tipo de informação pode ser obtido com ferramentas de análises de dados, como Google Analytics. As informações recolhidas nos dados são vitais para direcionar suas ações e aumentar as suas vendas.
- Crie uma boa estrutura de atendimento
Crie um canal de comunicação direto com o seu cliente. Fique disponível para esclarecer dúvidas, passar informações, resolver problemas, trocar algum produto etc. Isso pode ser feito nas redes sociais, por e-mail, um chat no site ou em um telefone de SAC. O WhatsApp também vem sendo cada vez mais utilizado neste atendimento, por oferecer uma resposta rápida.
- Use a técnica do funil de vendas
A técnica do funil de vendas consiste em produzir conteúdo que interesse ao seu consumidor criando um caminho no qual ele se interessa primeiro pelo assunto, identifica uma necessidade e recebe de você a solução para um problema. Ou seja, você cria artigos que primeiro capturem a atenção do cliente e depois faz a venda de forma menos agressiva.
- Ofereça várias formas de pagamento
A facilidade de pagamento na internet pode ser determinante para seu cliente escolher comprar no seu site ou no da concorrência. Portanto, oferece mais de uma opção, como cartão de crédito à vista, parcelado sem juros e boleto. Não esqueça, também, de oferecer segurança para o pagamento, contratando serviços de proteção de dados.
- Dê atenção à logística
Para melhor atender aos clientes, é preciso construir uma “engrenagem” que funcione perfeitamente, ou seja, você deve garantir que o cliente receberá seu produto intacto e no prazo previsto. Por isso, dê atenção à logística e não somente à venda.
- Peça feedback
Muita gente costuma ler opiniões antes de comprar um produto na internet. Assim, os feedbacks positivos são de extrema importância no e-commerce.
Peça ao seu cliente que envie por escrito ou em vídeo, se a sua plataforma de e-commerce permitir a publicação, sua opinião sobre o processo de compra, desde o atendimento até o recebimendo e uso do produto. Se for positiva, publicá-la vai ajudar a alavancar as vendas. Se for negativa, vai ajudar a promover melhorias.
Essas foram 10 dicas para e-commerce que consideramos fundamentais para quem quer ver seu negócio na internet decolar. Mas existem muitas outras práticas que podem te ajudar a alavancar suas vendas.
Conheça a I am e entre em contato conosco para saber o que mais podemos fazer em benefício do seu negócio virtual.