A otimização de sites implica na melhoria dos aspectos capazes de aumentar o tráfego orgânico e as conversões através de melhor navegabilidade e usabilidade do seu website. O tráfego vem do SEO (Search Engine Optimization), traduzindo “Otimização para mecanismos de buscas”. Já a conversão vem como resultado de boas práticas aplicadas para melhorias na suas propriedades web.
Imaginamos que, ao comprar ou se interessar por determinado assunto, seu primeiro destino é o Google. E, acreditamos também que você se interessa apenas pelos resultados oferecidos nas primeiras páginas.
Para chegar no topo e aparecer no ranking do mecanismo de busca, é preciso que o site seja otimizado. E para que os resultados sejam efetivos, é necessário boas práticas de otimização, ou seja, conhecimento em SEO.
A boa notícia é que você não precisa ser um gênio para desenvolver essa técnica. Basta um pouco de paciência e muita vontade de aprender. Além do mais, existem várias ferramentas que podem te ajudar a descobrir erros e saber consertá-los, o que torna o SEO uma técnica para todos!
Por que é importante otimizar seu site?
De que adianta escrever um bom artigo se o seu público-alvo não for alcançado? Pois é exatamente isso que acontece quando seu site não está otimizado. Você gasta tempo e, muitas vezes, dinheiro em vão.
Quando seu site não é encontrado pelos mecanismos de buscas, significa que seu negócio precisa de ajuda, pois não está sendo visualizado e, automaticamente, muitas vendas ou cliques estão sendo perdidos. O SEO é a ferramenta que vai te salvar, aumentando a relevância do seu site e a visualização do seu conteúdo, colocando seus produtos e serviços mais perto de clientes em potencial.
Ao otimizar o seu site, você garante um tráfego de qualidade sem custo, através da busca orgânica do Google. Basta implementar uma estratégia bem definida, com metas e um bom planejamento.
Pesquise uma boa palavra-chave
Para que você possa ter um bom rankeamento nas páginas de busca é necessário utilizar a palavra-chave correta. Considerando a relevância, o volume de busca e a dificuldade de classificação e indexação.
Sendo assim, você também precisa conhecer bem a sua persona (personificação do cliente ideal). Dessa forma será possível alcançar níveis melhores de conversão. Se você inserir a palavra-chave errada, seu público-alvo ficará comprometido e seu negócio também.
Pesquise os seus concorrentes e veja qual é a maneira que a palavra-chave está sendo utilizada para uma boa otimização. Perceba quantas vezes os sites com melhor ranqueamento repetem essa palavra de forma otimizada, atendendo os requisitos e boas práticas, e principalmente comunicando-se corretamente com o público.
Alguns sites podem te ajudar a descobrir a melhor palavra-chave para o seu artigo.
Utilize backlinks
A popularidade da sua página pode ser facilmente elevada apenas aumentando o número de links internos ou externos. Utilize o backlinks e gere credibilidade ao seu site.
Links que indicam uma página do seu site podem gerar curiosidade e, automaticamente, mais cliques. Pense nisso!
Tenha paciência
Os resultados não acontecem do dia para a noite. A otimização de sites requer tempo e paciência, além de muita consistência. Somente o SEO não te garante um primeiro lugar, mas se for bem utilizado, você já está um passo à frente.
Principais regras
Se você já quer começar agora a aplicar as técnicas de SEO em seus conteúdos, confira quais são as principais regras:
- Posicionamento correto da palavra-chave: É preciso saber usar a palavra-chave de maneira eficiente dentro do texto. Então, a recomendação é que ela esteja presente no título, no primeiro parágrafo, no primeiro subtítulo e ao longo texto, geralmente a cada 100 palavras. Além da palavra-chave, atente-se também para o LSI (campo semântico), ou seja, os principais termos e palavras que tem relação com a palavra-chave e que estão no mesmo campo semântico.
- Posicionamento correto dos headings: Os títulos e subtítulos (Headings e sub-headings) são muito importantes para um bom escaneamento do seu texto, pois introduzem e identificam as diferentes seções de um artigo.
- Usar corretamente bullet points: Sempre que possível faça uma lista para explicar os assuntos. Isso também ajuda no escaneamento do texto pelo robô dos mecanismos de busca.
- Tamanho dos parágrafos: Na internet, as informações precisam ser trabalhadas de maneira objetiva, sem cansar o leitor. Por isso, recomenda-se parágrafos curtos. Alguns especialistas indicam parágrafos de 20 palavras, mas o importante é ter uma boa capacidade de síntese e de coesão, ou seja, passar a informação de maneira coerente, completa, mas em poucas palavras.
- Meta description atraente: Meta description é um resumo do que o leitor irá encontrar naquele conteúdo, por isso ele deve ser atraente e passar em poucas palavras (recomenda-se até 160 caracteres) a ideia central do conteúdo.
Essas são as regras principais e mais básicas, existem ainda outros diversos elementos que devem ser considerados. É importante lembrar também que o SEO é uma área que está em constante mudança, e suas práticas acompanham o algoritmo do Google. Então, é imprescindível se manter atualizado para alcançar bons resultados. Mas entenda: a melhor técnica a ser utilizada é um conteúdo de qualidade.